2009-06-22

FOi no que DEU! 002















Pesquisa revela que sexo causa impotência

ou Como falar sobre formigas subindo o Everest,…

por Fábio “Blablonski” Martins

Há uma velha história que pela lição só pode ser chinesa (sim, claro, não lembro dos detalhes)… fala de um homem que chegou em um vilarejo e foi cercado pelos moradores do lugar. O homem ergueu seu braço e apontou com o dedo a lua! Chegamos ao ponto em que vem a mensagem: os idiotas olharam para o dedo e os sábios, para lua.

(Se você for contar esta pequena história fazendo uma encenação, pode se divertir a valer com aquelas pessoas que vão se fazer de desentendidas ao deixar de olhar para o dedo e procurar o alvo na conclusão da narrativa…).

Desta vez, eu quero optar por olhar para o dedo… e não é por desconfiar que o forasteiro é um baita sacana que criou uma bela distração para fazer algo ou dar no pé ou ainda fazer algo e logo dar no pé… até porque certamente estaria cercado de idiotas e a distração não seria tão eficiente.

Vamos optar pelo caminho do idiota. Para exercitar, para não perder a opção, para experimentar,... Isto é um convite válido por tempo limitado.

Martin Luther King disse em certa ocasião (e não sei qual foi): “Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira”. Esse era um cara que realmente gostava de maçãs!

Pensando em maçãs, poderia tranquilamente citar Eva, mas isso seria óbvio… e não só isso.. até porque o problema todo não foi comer meramente uma fruta, nem de repente a questão do sexo como quero acreditar, mas deve ter sido mais provavelmente pela tomada do dito conhecimento do bem e do mal… e pelo desafio ao regulamento imposto… ou não e tudo faz parte de um plano maior que envolve sim uma série de problemas, desafios e redenção, mas não quero me aprofundar mesmo nesse assunto… até porque tendo acontecido ou não, não temos certeza de que era uma maçã… o mais legal seria até entender a escolha da maçã para fruto/fruta proibida… não…

A maçã! A fruta mais disseminada pelo mundo e que possui umas 7500 espécies e variedades! Uma fruta benéfica para a saúde (humana, pelo menos) de muitas formas. Uma fruta sim, mas não um fruto… um pseudofruto… como a pêra e o morango entre outras. A falsidade da maçã até não me incomoda tanto.

O problema de fato são os produtos com sabor de frutas… Certa vez, encontrei gelatinas com sabores exóticos do Brasil. Tinham belas e exornadas (achei a palavra e tentei colocar aqui - consegui) embalagens. Tinham até um bom texto no verso apresentando a fruta a qual remetia até com possíveis fatos históricos relacionados. O detalhe é que as gelatinas tinham uma porcentagem ínfima de extrato ou suco natural da fruta… A gelatina não tinha o sabor da fruta… tinha um ponto de partida e uma sugestão. Aquela gelatina era uma homenagem a alguma fruta.

Você pode achar que eu perdi a linha de raciocínio… ou entender que não havia uma… mas tenha em mente que se eu estivesse perdido, estaria divagando sobre sexo,então,… não, não vou tratar de sexo… vou fazer mais uma curva à esquerda…

Bom,… sobre a gelatina e não sobre a gelatina… pode não ser um problema ela ser apenas em parte aquilo que se pretendia dela. Pensando na física, a matéria é repleta de nadas… de vazios… se tudo fosse efetivamente compactado, caberia em muito pouco espaço (mas se o que existe ficasse reduzido ao mínimo, haveria espaço sendo que não haveria nada que o ocupasse?). Podemos também pensar que boa parte do que existe é repetição, é padrão… e daí, vem a idéia que deu origem a formatos como o JPEG e MPEG… que buscam eliminar/comprimir ao máximo informações repetidas nas imagens/dados. Talvez baste a essência. Talvez com pouco se faça muito…

Quanto à falsidade da maçã… quem se importa se ela é um falso fruto… ela ajuda tanto a evitar derrames, eliminando colesterol e excesso de água no corpo, dificultando a absorção de gorduras e glicose… e até atuando como laxante… (bah, essa não precisava…). Se ela faz algo bom, qual a importância do motivo… tá, isso pesa…, mas mesmo pessoas podem fazer coisas boas ainda que com intenções erradas ou sem se dar conta. E sim, isso com certeza dá pano pra manga… (ah, isso me lembra de uma pessoa que é alérgica a manga… e ela é referencial para testar coisas que possam ter suco natural de manga… como picolés… pelo menos, ela se favorece de sabores artificiais).

Eva? Deixa a Eva,… E não me venham com piadas sobre cobras…

Quanto a citações, vamos usar com moderações… pessoas pensam e falam, mas também mudam de idéia. E têm todo o direito de fazer isso. Em trabalhos científicos, pessoas são desencorajadas por orientadores a utilizar mais de um teórico porque estes podem se contrapor…, mas em certos casos, mesmo um único autor pode gerar diferentes pontos de vista… As pessoas deveriam ser mais tranquilas sobre isso e consigo mesmas.

Quanto a olhar ou o dedo ou a lua… Que tal olhar para os dois? Se não houver exigências para que se opte por apenas um, aproveite ambos.

Sobre histórias chinesas sobre sabedoria… vou tentar pegar outras coisas mais diversificadas… é tão clichê trazer uma historinha oriental (sem desmerecer a sabedoria oriental…)… vamos tentar variar mais isso… alguém aí tem uma história bacana sobre suecos ou suecas? Eu sei que alguém deve ter…

Que curva à esquerda… Voltar ao ponto de partida nunca é o problema… A questão é não voltar de ré ou não perder a bagagem.


.

Nenhum comentário: