2009-06-22

FOi no que DEU! 006




















A Salvação está no Sorbato de Potássio
ou Estudos Periféricos Prolongados sobre a Verticalização do Setor Primário,…

por Fábio “Blablonski” Martins

E quando tudo mais falhar? Para onde você vai?

Vai achar que a vida é injusta? Vai tentar entender que a vida pode parecer injusta a curto prazo?

Algumas idéias seguem pulando por aqui. E este texto (com certeza) (ou dúvidas saudáveis) traz de volta coisas já citadas… não é deja vu não,…

Uma delas é a macieira do Martin Luther King… mesmo que o mundo esteja pra se desmanchar amanhã, o cara plantaria sua macieira… a questão é que mataram ele e nunca saberemos se ele passaria da intenção.

No geral, segue a valorização daquilo que havia em potencial. Os grandes amores parecem ser aqueles que não vingaram, aqueles que foram impossibilitados por fatores do destino e não sofreram o duro teste da realidade, repetição e ajustes. Os grandes astros, heróis e ídolos foram aqueles que morreram sem cumprir a missão, mas se foram com a promessa de que poderiam ter feito muita coisa ou tudo o que era preciso. Viva os mártires!

Se tiver que fazer algo, vá e faça! Nada garante o êxito. Nada vai acontecer gratuitamente também.

(Não, não é pra ser um texto de auto-ajuda…).

Pensava eu em me maravilhar com todo tipo de conhecimento, mas manter uma reserva técnica… manter misterioso algo que me chama a atenção. Nunca estudar música… Quando você conhece as coisas, parte da magia se perde… Se fosse possível, então, preservar algo intocado, a magia do mundo teria um último refúgio (garantido).

Talvez seja necessário acreditar ou descobrir que o mundo é repleto de coisas a conhecer e perder o medo e a inércia. Encarar que cada nova informação abre portas para outras mesmo que nem todas sejam interessantes na mesma medida. Pode ser que haja uma cadeia de eventos, uma sequência,… algo que não temos nem como esgotar…

Ainda que com planos e todos os cuidados, tudo acontece dentro de uma imprevisibilidade mínima. Este espaço para manobras tem espaço suficiente para nos deixar pensar/sonhar e tomar os sustos que precisamos. Sempre vai ser necessário aplicar mais energia para obter o resultado esperado ou próximo do pretendido. Como na produção de um filme,… são horas, dias, meses de produção,… de processos para gerar um resultado que cabe talvez em duas horas ou alguns minutos… Um objetivo requer uma meta maior acima dele… Para acertar, temos que mirar um pouco acima… contar com a gravidade, o vento, as interferências,…

Segundo Chuck Palahniuk, o camarada que escreveu o livro Clube da Luta que também se tornou um filme (o livro, não o camarada), afirma que o final de uma história deve ser inesperado e inevitável. Quero que o meu seja assim. Ou quero que os meus fins sejam assim…

Numa régua, entre as marcações,… há a chance de dividir aquele espaço finito entre dois traços quaisquer progressivamente até atingir o ponto de obter infinitas partes… Sendo assim, a régua se torna finita e infinita. Existe um abismo entre os centímetros, entre os milímetros,… O Universo pode ser assim… pode ser infinito… tendo infinitos fins…

E onde está o livre arbítrio? Se o sistema é imenso, mas de certa forma pode ser fechado,… nada se cria assim do nada e agimos dentro das possibilidades entre as decisões de todos e recursos disponíveis. Partilhamos todos as culpas e as vitórias? As decisões idiotas? Imagino que todos se afetem mutuamente. Impulsos voltam. Não como a moda, mas voltam. Algumas coisas são reversíveis como aqueles casacos legais. Cabe apenas a cada um fazer sua parte e torcer. Acreditar se precisar. Esperar. Fazer mais. Esperar mais um pouco. Pensar (pensar é uma boa opção).

Pulando para outra idéia… daria para imaginar aquela frase… aquela… “Azar no jogo, sorte no amor”… E se o indivíduo compreender o amor como sendo um jogo? Lá se vai… o azar recaiu sobre o amor. Ou não. Se a lógica foi quebrada, ambos (jogo e amor) podem ser jogados dentro do cesto da sorte ou do azar… Cabe a cada um ter a agilidade e presença de espírito para realizar a manobra.

Ah, e para encerrar, nunca digam que não sei fazer poesia…

Batatinha quando nasce…
não sabe se vai ser frita ou não…
Menininha quando enfarta,
põe a mão no coração (!)

Certo, não é das melhores, mas é de coração.


.

Nenhum comentário: